segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Forte nas Fronteiras de Abadom - Sessão 15

Jogo do dia 12/10/2013

Personagem (jogador) – pontos:
Arcus, Meio-elfo arqueiro (Tiago) – 153
Daslo Windfeet, Pequenino sobrevivente (Xico) – 231
Sorel Dortengard, Anão guerreiro (Gustavo) – 258

Tivemos casa cheia na sessão 15 do Forte nas Fronteiras de Abadom. Revisitando B2 Keep on the Borderlands usando o sistema GURPS 4e e jogando via Google Hangouts e roll20.

--&--
Sorel finalmente encontra o Pequenino Daslo depois de duas semanas procurando (e apanhando). O grupo ainda leva o escudeiro Baldwin (contratado por Sorel) e o sacerdote de Crezir Rufus. Sentindo falta de uma ajuda mágica o grupo resolve se juntar a Rodique de Passan, um mago poderoso que chegou a pouco tempo no forte. O mago leva um Anão, seu fiel guarda-costas, para as Cavernas do Caos.

Com muita chuva de granizo o grupo demora dois dias para chegar às Cavernas, dobro do usual. Eles acampam na beira da estrada e ao raiar do dia partem para as mesmas cavernas onde o Anão Sorel quase perdeu a vida na última expedição.

Os orcs, cansados das constantes invasões, colocaram uma porta na entrada! O grupo resolve deixar quieto e ir pra outro lugar. Eles entram por uma abertura visitada anteriormente por Sorel e Daslo. Logo perto da entrada o grupo re-descobre uma passagem secreta que, aparentemente, não é utilizada a muito tempo. Eles entram com cuidado e vão se lembrando do local. Uma antiga tribo de orcs morava aqui.

O local não lhes era estranho, mas o grupo resolve vasculhar melhor. Eles encontram uma caixa de ferro que o mago abre usando sua magia (ninguém no grupo sabe Lockpicking!) Dentro uma bolsa com muito dinheiro! Até mesmo moedas de platina! Ao lado, uma poção misteriosa. Eles guardam tudo e discutem se não seria melhor voltar para o Forte pra garantir o dinheiro. Como somente o Anão Sorel guarda dinheiro no banco do Forte o grupo decide que eles não queriam perder a viagem a toa. Eles continuam.

Mais pra frente, Sorel identifica novamente uma passagem secreta. Ele abre com cuidado e chega numa despensa. Diferente das salas anteriores essa está bem cuidada e abastecida... e com quatro orcs de vigia!

Os orcs, no entanto, parecem desconhecer a passagem secreta e ficam paralizados por alguns momentos vendo pessoas saindo da parede! Tempo suficiente para que três sejam derrubados sem chances de defesa. A passagem ficava em uma parede atrás de uma fileira de barris---os orcs claramente não sabiam que ela estava lá.

Mas a pausa dura pouco, com o barulho da briga dois orcs armados com lanças seguidos por quatro arqueiros chegam na despensa e começam a atirar. Quem estava atrás dos barris se abaixa, quem já tinha entrado na sala acaba sendo flechado. Atrás dos arqueiros vem o orc líder, que incapacitou Sorel na última aventura, e seu ogro de estimação.

O grupo luta ferozmente e o mago mostra seu valor ao acertar uma bola de fogo explosiva que fez com que todos os orcs fossem ao chão! Mais ou menos nessa hora Arcus, o Meio-elfo que acompanhou o grupo em uma expedição anterior, chega correndo. Ele seguiu a trilha do grupo e ouviu toda a barulheira.
No corpo-a-corpo Daslo, Sorel, o anão guarda-costas e Rufos vão facilmente derrotando os lanceiros e arqueiros.

O chefe e o ogro são mais duros. O anão ajudante do mago vai ao chão com um golpe certeiro do ogro. Rufus se arrasta para não cair. O ogro acerta Sorel em cheio e este quase morre! Tentando acertar Daslo, o ogro arremessa seu machado gigante. O Pequenino desvia... mas o mago Rodique não. Com um golpe certeiro o mago parte dessa pra uma melhor...
Nisso o chefe orc pula em cima dos barris e ataca Arcus e Baldwin. Arcus desmaia e Baldwin resolve bater em retirada para buscar poções. Daslo, vendo que ele era a última chance do grupo arremessa sua lança e acerta o chefe orc pelas costas. O dano é grande e o orc também cai. O ogro, vendo de onde veio a lança corre em direção ao pequenino.

Segue-se uma sucessão de ataques e desvios em que o ogro tenta agarrar Daslo e este sempre escapa. Enquanto isso Baldwin usa procura freneticamente pelas poções de cura na mochila de Sorel. Daslo luta por tempo, tentando manter o ogro ocupado e se manter vivo. Após nove segundos que duraram uma eternidade Baldwin encontra as poções e corre para ajudar seus companheiros. Primeiro ele acorda Rufus que invoca a ajuda de Crezir para trazer o Anão guarda-costas e Arcus de volta a consciência. Sorel estava tão machucado que eles nem tentam reanimá-lo.

Nesse meio tempo o ogro começa a cantar vitória pois ele finalmente agarra o Pequenino. Este, desesperado tenta um lutar com os punhos contra a o ogro. Mas finalmente a sorte parece virar para o lado dos heróis. O soco do Pequenino é, naturalmente, tão fraco que nem machuca o ogro, mas em um instante de desatenção Daslo consegue se soltar e correr longe do ogro.

Furioso e vendo que vários aventureiros estavam de pé novamente o ogro acata tentando esmagar todos. Ele derruba barris para os lados e simplesmente atropela quem estiver pela frente. Ele tenta acertar seus inimigos com barris mas não chega longe. Vendo que estava em desvantagem ele tenta fugir. Mas rapidamente Daslo, Baldwin e Rufus acertam ataques certeiros e o ogro finalmente cai.

Com muitos feridos e um morto, o grupo resolve tentar esperar nas Cavernas mesmo até que o sacerdote Rufus consiga curar todos o suficiente para voltarem. Arcus passa os dois dias caçando nas florestas do vale e tem sucesso suficiente pra todo o grupo. Baldwin se mantêm ao lado de Sorel enquanto Daslo vasculha e patrulha as redondezas. O Anão guarda-costas leva o corpo de seu mestre para o sepultamento organizado por Rufus. Rodique de Passant jaz no vale das Cavernas do Caos.

Devido aos ferimentos e ao peso dos espólios o grupo leva dois dias na viagem de volta sob uma chuva leve.
Eles chegam ao forte cansados, feridos e famintos... mas ricos!
--&--

Finalmente tivemos uma mesa (virtual) cheia!

A sessão quase acaba em TPK, mas o lucro valeu a pena. Gustavo (jogador do Sorel) deu a idéia de voltar pro Forte e cash out mas o resto não guarda dinheiro no Forte então pra eles era melhor continuar.
Um personagem morreu, mas deram sorte por ser um NPC. Mas nessa aventura, mais uma vez, rolou aquela tensão de que um erro na defesa seria a morte. Outro que passou perto foi o personagem do Xico, Daslo, se ele não escapa do ogro ele não sobreviveria mais que uns 2 turnos...
E é claro, Sorel teve teste de HT pra ver se não morria e ele passou.

Pelo esforço, por ter acertado um crítico na hora certa e por ter salvado o grupo, Daslo recebeu o título de MVP nessa sessão. Ele leva pra casa +2 cp.

A batalha ficou um pouco cansativa quando somente o ogro e Daslo estavam de pé. Vamos começar a usar Deceptive Attack na próxima sessão pra ver se acelera um pouco. Minha ideia era usar metade da margem de acerto como penalidade de defesa em todos os ataques---um Deceptive Attack automático que muitos mestres de GURPS apontam em diversos forums como meio de acelerar o combate. Mas os jogadores reclamaram que o jogo ia ficar muito mortal. Tentei lembrá-los que lutas só acabam mais rápido se alguém cair...
Outra ideia seria usar pontos de personagem pra comprar sucessos e assim evitar que os PCs morram facilmente. Ainda não sei, tenho impressão que eles estão ficando muito apegados aos PCs...
Veremos.

2 comentários:

  1. EH NOIS...mais je pense entrer la retraîte...

    ResponderExcluir
  2. Essa luta foi muito bom. Muita emoção e muita porrada forte. Arcus quase morre com uma porrada só. E Daslo é o ninja Halfling. Muito bom.

    Com as novas opções de ataque acredito que as lutas fiquem mais interessantes também, vamos ver até onde iremos usar novas regras.

    ResponderExcluir