domingo, 6 de maio de 2012

Forte nas Fronteiras de Abadom - Sessão 3

Jogo do dia 27/04/2012

Personagem (jogador) – pontos:
Daslo Windfeet, Pequenino ladino/sobrevivente (Xico) – 154
Donovan Galadonel, Humano mago (Flávio) – 150
Mors de Golat, Humano guerreiro (Daniel) – 150
Sorel Dortengard, Anão guerreiro (Gustavo) – 159
Coadjuvantes
Sacerdotisa Wolf, sacerdotisa de Crizagom (NPC) – desconhecido

Depois de uma longa pausa, tivemos dois novos jogadores: Flávio e Daniel, para a terceira sessão da minha versão de Keep on the Borderlands em Tagmar com regras GURPS 4e. Xico e Gustavo também jogaram, Iuri estava AWOL.

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Sorel, sempre em busca de novos companheiros de viagem, conhece dois mercenários recém-chegados: Mors de Golat e Donovan Galadonel, o Ruivo. A eles se junta a Sacerdotisa de Crizagom, Wolf.
Deixando uma mensagem para Daslo, o grupo parte na madrugada seguinte para as Cavernas e, como de costume, acampa à beira da estrada ao se aproximar do covil dos monstros. Os últimos acampamentos foram calmos em geral, esse último nem tanto...
Durante seu turno de guarda, Donovan houve um zumbido e vê luzes intermitentes vidas da floresta. Sem identificar a origem ele acorda Sorel e Mors para investigar. Os três aventureiros estão praticamente prontos quando são atacados por enxames de Vespas de Fogo (Flame Wasps), vespas que tem seu corpo coberto por chamas e que são tão agressivas quanto parecem. Pensando rápido, o mago cria uma área de fumaça e grita a seus companheiros para que se protejam. Sorel e Donovan entram correndo na área esfumaçada, mas a magia não é lá muito agradável... oops. Os dois ficam tossindo e lacrimejando, mas pelo menos estão protegidos das vespas.
Enquanto isso Mors luta contra um enxame desesperadamente, até que tem a ideia de usar um cantil com água. A ideia funciona e em duas borrifadas o enxame se dispersa.
O outro enxame, não tendo quem atacar, entra na tenda de Wolf e os gritos da Sacerdotisa mostram que ela realmente não gosta de ser acordada daquele jeito. Saindo da fumaça, Donovan se recompõe e, usando a magia Extinguish Fire apaga todo enxame em uma só tacada.
Donovan guarda algumas vespas que ainda estavam vivas em uma garrafa de hidromel convenientemente vazia, quando o grupo é abordado por um Pequenino ofegante. Daslo, que viu a mensagem de Sorel, acampava a alguns metros de distância e veio correndo ao ouvir a gritaria. O dia já clareava e, depois das devidas apresentações, o grupo seguiu para as Cavernas.

Houve uma pequena discussão se eles deveriam entrar pela caverna das últimas vezes ou tentar procurar outra entrada, mas depois de pesar os benefícios (“Já matamos os guardas da entrada, agora é pegar o chefe e o tesouro do chefe”) decidem seguir pela parte conhecida.
Com uma magia de melhora de audição, Daslo segue como batedor. Boa parte dos cômodos iniciais estão do jeito que eles deixaram na última vez. Sem sinal de Goblins. No entanto, a porta que levava para os quartos dos Orcos estava trancada. Com a sutileza de um trator, Sorel abre a porta com seu machado. Felizmente (ou não), o quarto parece estar vazio, apesar de arrumado. Donovan revista as camas e encontra algumas moedas de prata.
Seguindo em frente o grupo se depara com o resultado da barulheira que fizeram na última porta. Um grupo de quatro Orcos bloqueiam o corredor com espadas e escudos. A luta é mais sangrenta do que o esperado e Sorel recua gravemente ferido, mas não antes de praticamente derrubar um Orco. Mors mostra do que é feito e desfere golpes mortais em dois guardas. Com a luta ganha, os Orcos no chão, Donovan mostra mais uma vez sua habilidade em vasculhar corpos (ele é melhor que o Daslo!) e encontra mais moedas de prata.
Uma pequena pausa para descanso, mas não muita pois o barulho certamente traria mais problemas, o grupo segue em frente. Alguns corredores adiante o batedor ouve vozes e passos. Donovan, que entende orquês, nota que são dois guardas morrendo de medo. O mago decide usar sua lábia. Pra surpresa de todos os dois guardas são dois Orcos enormes! Do tamanho de Trolls. Mas com o cérebro de Trolls também. Eles são facilmente intimidados e se rendem inclusive esvaziando os seus bolsos. A não ser por um bracelete de prata que um dos Orcos teima em não dar. A tensão foi tão grande que levou a um combate. Uma matança melhor dizendo. O grupo já em formação ataca simultaneamente os dois guardas e em um poucos segundos os dois estavam no chão. O risco valeu a pena, pois o bracelete parece valer em torno de 27 moedas de ouro.
Olhando em volta o grupo se vê uma câmara de tortura onde 6 prisioneiros estão acorrentados a uma parede.
- Um mercador, sua mulher e dois guarda-costas. Todos humanos.
- Um Goblin chamado Nut.
- Um Bestial (um homem das cavernas) extremamente agressivo.
O mercador agradece e promete uma recompensa para o grupo. O Goblin é levado como prisioneiro (pelo que Donovan entendeu, ele é parte de alguma tribo rival) e o Bestial é deixado para trás, sob efeito da magia Sleep, e desacorrentado (“Vai fazer um estrago por aqui quando acordar!”)
Todos os prisioneiros são revistados, inclusive o mercador e sua mulher. O mago (meio ladrão, eu diria) encontra uma adaga com a mulher e confisca a arma. Ela tenta pegar a adaga de volta, mas o marido, temendo por ela, a impede. Examinando rapidamente o mago identifica a arma como mágica, mas não sabe dizer que tipo de magia.

Na volta pro Forte, sem maiores problemas, o grupo ainda recolhe armas e armaduras como espólios.
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Estou adorando os encontros aleatórios (o Urso das Cavernas e as Vespas de Fogo). Eles são ótimos para colocar desafios diferentes para os personagens e resultam em tesouros inusitados (300 kg de carne de urso e uma lanterna de vespas, yes!)
Nessa sessão já houve uma pequena tensão moral. O tratamento que o grupo deu aos prisioneiros não foi lá muito heroico... vamos ver onde isso tudo vai chegar.
A exploração anda bem devagar, já faz 3 sessões e o grupo só explorou 1/6 das Cavernas. Sim, jogadores novos sempre precisam de um tempo pra entrar no rítmo. Sim, GURPS tem muitas rolagens de dados (especialmente em combate). Sim, pela internet as coisas parecem ser mais lentas. Mas, se alguém tiver alguma ideia pra acelerar isso, posta nos comentários. Em geral fazemos dois combates por sessão. É pouco? Muito?




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