Jogo do dia
27/04/2012
Personagem
(jogador) – pontos:
Daslo Windfeet, Pequenino ladino/sobrevivente (Xico) – 154
Donovan Galadonel, Humano mago (Flávio) – 150
Mors de Golat, Humano guerreiro (Daniel) – 150
Sorel Dortengard, Anão guerreiro (Gustavo) – 159
Coadjuvantes
Sacerdotisa Wolf,
sacerdotisa de Crizagom (NPC) – desconhecido
Depois de uma
longa pausa, tivemos dois novos jogadores: Flávio e Daniel, para a terceira
sessão da minha versão de Keep on the Borderlands em Tagmar com regras
GURPS 4e. Xico e Gustavo também jogaram, Iuri estava AWOL.
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Sorel, sempre em
busca de novos companheiros de viagem, conhece dois mercenários recém-chegados:
Mors de Golat e Donovan Galadonel, o Ruivo. A eles se junta a Sacerdotisa de
Crizagom, Wolf.
Deixando uma
mensagem para Daslo, o grupo parte na madrugada seguinte para as Cavernas e,
como de costume, acampa à beira da estrada ao se aproximar do covil dos
monstros. Os últimos acampamentos foram calmos em geral, esse último nem
tanto...
Durante seu turno
de guarda, Donovan houve um zumbido e vê luzes intermitentes vidas da floresta.
Sem identificar a origem ele acorda Sorel e Mors para investigar. Os três
aventureiros estão praticamente prontos quando são atacados por enxames de
Vespas de Fogo (Flame Wasps), vespas que tem seu corpo coberto por
chamas e que são tão agressivas quanto parecem. Pensando rápido, o mago cria
uma área de fumaça e grita a seus companheiros para que se protejam. Sorel e
Donovan entram correndo na área esfumaçada, mas a magia não é lá muito
agradável... oops. Os dois ficam tossindo e lacrimejando, mas pelo menos
estão protegidos das vespas.
Enquanto isso
Mors luta contra um enxame desesperadamente, até que tem a ideia de usar um cantil
com água. A ideia funciona e em duas borrifadas o enxame se dispersa.
O outro enxame,
não tendo quem atacar, entra na tenda de Wolf e os gritos da Sacerdotisa
mostram que ela realmente não gosta de ser acordada daquele jeito. Saindo da
fumaça, Donovan se recompõe e, usando a magia Extinguish Fire
apaga todo enxame em uma só tacada.
Donovan guarda
algumas vespas que ainda estavam vivas em uma garrafa de hidromel
convenientemente vazia, quando o grupo é abordado por um Pequenino ofegante.
Daslo, que viu a mensagem de Sorel, acampava a alguns metros de distância e
veio correndo ao ouvir a gritaria. O dia já clareava e, depois das devidas
apresentações, o grupo seguiu para as Cavernas.
Houve uma pequena
discussão se eles deveriam entrar pela caverna das últimas vezes ou tentar
procurar outra entrada, mas depois de pesar os benefícios (“Já matamos os
guardas da entrada, agora é pegar o chefe e o tesouro do chefe”) decidem seguir
pela parte conhecida.
Com uma magia de
melhora de audição, Daslo segue como batedor. Boa parte dos cômodos iniciais
estão do jeito que eles deixaram na última vez. Sem sinal de Goblins. No
entanto, a porta que levava para os quartos dos Orcos estava trancada. Com a
sutileza de um trator, Sorel abre a porta com seu machado. Felizmente (ou não),
o quarto parece estar vazio, apesar de arrumado. Donovan revista as camas e
encontra algumas moedas de prata.
Seguindo em
frente o grupo se depara com o resultado da barulheira que fizeram na última
porta. Um grupo de quatro Orcos bloqueiam o corredor com espadas e escudos. A
luta é mais sangrenta do que o esperado e Sorel recua gravemente ferido, mas
não antes de praticamente derrubar um Orco. Mors mostra do que é feito e
desfere golpes mortais em dois guardas. Com a luta ganha, os Orcos no chão,
Donovan mostra mais uma vez sua habilidade em vasculhar corpos (ele é melhor
que o Daslo!) e encontra mais moedas de prata.
Uma pequena pausa
para descanso, mas não muita pois o barulho certamente traria mais problemas, o
grupo segue em frente. Alguns corredores adiante o batedor ouve vozes e passos.
Donovan, que entende orquês, nota que são dois guardas morrendo de medo. O mago
decide usar sua lábia. Pra surpresa de todos os dois guardas são dois Orcos
enormes! Do tamanho de Trolls. Mas com o cérebro de Trolls também. Eles são
facilmente intimidados e se rendem inclusive esvaziando os seus bolsos. A não
ser por um bracelete de prata que um dos Orcos teima em não dar. A tensão foi
tão grande que levou a um combate. Uma matança melhor dizendo. O grupo já em
formação ataca simultaneamente os dois guardas e em um poucos segundos os dois
estavam no chão. O risco valeu a pena, pois o bracelete parece valer em torno
de 27 moedas de ouro.
Olhando em volta
o grupo se vê uma câmara de tortura onde 6 prisioneiros estão acorrentados a
uma parede.
- Um mercador,
sua mulher e dois guarda-costas. Todos humanos.
- Um Goblin chamado Nut.
- Um Bestial (um homem das cavernas) extremamente
agressivo.
O mercador
agradece e promete uma recompensa para o grupo. O Goblin é levado como
prisioneiro (pelo que Donovan entendeu, ele é parte de alguma tribo rival) e o
Bestial é deixado para trás, sob efeito da magia Sleep, e desacorrentado
(“Vai fazer um estrago por aqui quando acordar!”)
Todos os
prisioneiros são revistados, inclusive o mercador e sua mulher. O mago (meio
ladrão, eu diria) encontra uma adaga com a mulher e confisca a arma. Ela tenta
pegar a adaga de volta, mas o marido, temendo por ela, a impede. Examinando
rapidamente o mago identifica a arma como mágica, mas não sabe dizer que tipo
de magia.
Na volta pro
Forte, sem maiores problemas, o grupo ainda recolhe armas e armaduras como
espólios.
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Estou adorando os
encontros aleatórios (o Urso das Cavernas e as Vespas de Fogo). Eles são ótimos
para colocar desafios diferentes para os personagens e resultam em tesouros
inusitados (300 kg de carne de urso e uma lanterna de vespas, yes!)
Nessa sessão já
houve uma pequena tensão moral. O tratamento que
o grupo deu aos prisioneiros não foi lá muito heroico... vamos ver onde isso
tudo vai chegar.
A exploração anda
bem devagar, já faz 3 sessões e o grupo só explorou 1/6 das Cavernas. Sim,
jogadores novos sempre precisam de um tempo pra entrar no rítmo. Sim, GURPS tem
muitas rolagens de dados (especialmente em combate). Sim, pela internet as
coisas parecem ser mais lentas. Mas, se alguém tiver alguma ideia pra acelerar
isso, posta nos comentários. Em geral fazemos dois combates por sessão. É
pouco? Muito?
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