domingo, 4 de março de 2012

Forte nas Fronteiras de Abadom - Sessão 1

Jogo do dia 03/03/2012

Personagem (jogador) – pontos:
Julius Rock, humano guerreiro com lança (Iuri) – 150
Sorel Dortengard, anão guerreiro (Gustavo) – 150

Essa foi a primeira sessão de jogo da minha versão de Keep on the Borderlands com regras de GURPS 4e e ambientada em Tagmar. Nesse cenário o Forte foi construído em Abadom como respota às constantes investidas de hordas de monstros que vêm das ruínas e cavernas do país.
Os personagens de 150 pontos são levemente baseados nas profissões do sistema original de Tagmar. Muita coisa foi usada da série GURPS Dungeon Fantasy mas o nível de poder e de magia de tudo foi reduzido para harmonizar com o clima mais low fantasy de Tagmar.
Esses jogos também serão playtests da adaptação Tagmar GURPS com a qual eu estou colaborando.

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Julius e Sorel, ambos mercenários em buscas dos tesouros das Cavernas do Caos, se encontram na taverna do Forte logo no primeiro dia. De início eles percembem que tudo sai caro em uma expedição dessas e têm que usar suas contadas moedas para comprar comida suficiente para a viagem de um dia até as Cavernas.
Por sorte eles conhecem John, um ladino que há alguns dias investiga a região e conhece o caminho até as Cavernas. Além disso, o ladino está tão feliz por ter arranjado dois guarda-costas que não se importa de dividir seu equipamento de acampar.
Na madrugada do dia seguinte os três partem para as Cavernas seguindo as indicações de John. O dia não está muito frio, apesar de ser inverno—deram sorte pois ninguém tinha roupas de inverno. Mal chegam lá e são atacados por um urso das cavernas* (wandering monsters = old school awesomeness!) A luta não dura muito pois o grupo não é surpreendido. Com dois ataques em cheio da lança de Julius o urso já foi ao chão. Julius aproveita para mostrar sua habilidade em retirar e preparar a pele e as carnes do animal.
Ao redor do fogo e saboreando um churrasco de urso, o grupo avalia o que acaba de conseguir: uma pele de urso das cavernas praticamente intacta e 100kg de carne!
Como a carne pode estragar (ninguém carrega sal suficiente para 100kg!) eles decidem acampar na beira da estrada e voltar para o Forte pela manhã.
A dona da mercearia fica surpresa em vê-los de volta e vivos. Julius vende toda sua parte por algumas moedas de prata** e 15 rações pra viagem. Sorel compra sal e resolve salgar ele mesmo a carne e guardar no banco do Forte.
Logo depois eles vão tentar negociar a pele do urso com o mercador do Forte. Conseguem vender por 3 moedas de ouro e, como o inverno está bem forte, já usam 25 moedas de cobre cada para comprar casacos de inverno.
Naquela noite eles conhecem mais um mercenário: o mago Magus. Que se junta ao grupo por uma parte igual nos lucros.
Dessa vez eles chegam nas Cavernas sem maiores incidentes e entram na primeira caverna da parte sul. Seguindo pela esquerda eles encontram um grupo de guardas goblins em uma sala de armas. A luta é sangrenta com John quase ficando inconciente. Sorel percebe como é difícil acertar machados e facas em goblins tão evasivos. Julius luta com dificuldade já que a única fonte de luz é uma tocha carregada por John. Os goblins, no entanto não parecem ser afetados pela escuridão. Uma bola de fogo explosiva de Magus acaba salvando o dia—mata dois e deixa outros dois com um pé no caixão. Rapidamente o grupo termina o trabalho e Julius ainda corre atrás de um que tenta fugir.
Vendo o estado de John o grupo decide voltar pro Forte. Eles revistam os goblins e acham algumas moedas, não muito mas o suficiente pelo menos para pagar as rações de viagem.
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Os jogadores perceberam que o dinheiro é apertado e que eles precisam achar tesouros maiores do que algumas moedas nos bolsos de goblins se eles quiserem pagar os custos das expedições.
No início achei que os jogadores iriam sozinhos para as Cavernas e eu, pra evitar um TPK logo na primeira caverna, mandei uns ajudantes com eles.
Cada personagem ganhou 5 pontos de personagem como experiência. Apesar de parecer muito (e um jogador me falar que foi muito) não acho que seja. Só o tempo dirá.


* um urso pré-histórico muito maior que um urso normal
** 1 moeda de ouro = 10 moedas de prata = 100 moedas de cobre = $100

Um comentário:

  1. Pilha pilha pilha...
    Sorel & Julius Serviços de detetização
    limpamos qualquer praga
    f: 999999 99

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